sábado, 7 de setembro de 2024

Domingo cultural no Odomodê, com Central do Samba: coletânea de momentos


E o Domingo Cultural, hein? No clima das comemorações dos 20 anos do Truvão, tá na hora de lembrarmos muito brevemente desse evento que na Ipiranga começou em maio de 2007 e marca nossa história. A companhia mais frequente que tivemos por lá nesse tempo todo, sem dúvidas, foi o Central do Samba com o dj Dedé Castro.

Quem lembra do roteiro desses encontros? Começava com o samba ao entardecer. Nas pausas e no início, o DJ mantinha a casa dançando. Lá pelas tantas, com o povo suado no salão, o Central cantava o hino e era o aviso pro Truvão se aprochegar e botar tudo pra tremer. Depois de 2017, tivemos outras atrações com a gente, mas isso será contado em outro post.

Quem tem uma casa tem muito! E nós temos a sorte e o privilégio de ter a nossa casa, o Afro-Sul Odomode, espaço que nos acolhe , nos dá carinho, e nos enriquece com sua trajetória. Para além do Domingo Cultural, é lá que fazemos nossa formação, em oficinas anuais e muitas vezes recebemos mestres e mestras de maracatu, inclusive para apresentações, como podemos ouvir mestre Gilmar cantando uma ciranda com a gente no vídeo, além das presenças dos mestres daqui, como vemos o Giba Giba participando da roda do Central em 2007.

Sob os olhares emocionados de Paulo Romeu e Iara Deodoro, vivemos experiências transformadoras junto ao público que comparece em peso à nossa casa. Aqui uma pequena amostra dessa parceria gigante!

___

Vídeo editado com diversos registros encontrados na internet. Estes aqui foram dos perfis do youtube Moniquitahs, Luciano Sito, Ivania Kunzler, Fernando Rosa Dutra, AntropologdoSamba, thiagotssilvasantos e arquivos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário