segunda-feira, 11 de agosto de 2014

10 anos do Maracatu Truvão

O Maracatu Truvão completará 10 anos de história em setembro de 2014. Para comemorar, o grupo porto-alegrense realizará atividades gratuitas e itinerantes, passando pelos bairros Restinga, Mário Quintana e Centro, em Porto Alegre, além de circular pelas cidades de Osório, Alvorada e São Leopoldo.

Entre as atividades estão oficinas e apresentações, que ocorrerão entre os meses de agosto e dezembro. Todas as ações têm entrada franca. O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do governo do Rio Grande do Sul (FAC-RS).

Sobre o grupo

O Maracatu Truvão é formado por um grupo de pessoas unidas pela vontade de tocar e dançar o maracatu e pela admiração e respeito às culturas populares e aos seus protagonistas. Sua atividade básica é aprender essa tradição diretamente com aqueles que a mantêm, os mestres e batuqueiros das nações pernambucanas, e difundi-la por meio de apresentações regulares e de oficinas. É parte da história do grupo, além da prática da música e da dança dessa manifestação, o ensino e a promoção do diálogo cultural entre os dois Estados.

Sobre as atividades

Em Porto Alegre, as atividades ocorrerão nos bairros Restinga, Mário Quintana e Centro. Na cidade de Osório, o Truvão se unirá ao Maçambique de Osório durante a festa de Nossa Senhora do Rosário e, em São Leopoldo, realizará uma apresentação a alunos de uma escola pública.

Ainda, em Alvorada, o Truvão levará uma oficina para a ONG Nação Periférica, com a presença de mestres de Recife. Essa atividade permite a capacitação e formação de educadores e pessoas ligadas a diferentes práticas culturais e também promove a experimentação de alunos iniciantes.

As atividades estão sendo levadas a grupos e locais com os quais o Maracatu Truvão já tem uma história prévia e/ou que desenvolvem trabalhos de pesquisa do maracatu. Deste modo, o projeto fortalece o diálogo cultural estabelecido nos 10 anos de existência do grupo, por meio da valorização dos envolvidos, mostrando posição ativa de defesa e promoção das diversas formas de nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário