quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Exposição fotográfica "Ó que rua tão comprida" - Maçambique de Osório

Já é possível encontrar em outdoors de Porto Alegre fotos do Maçambique de Osório. A original exposição fotográfica de acesso universal é uma iniciativa do fotógrafo, pesquisador e produtor Lucas Luz.
Devemos saudar essa realização, que tem como principal consequencia dar visibilidade a uma tradição secular do nosso estado, expondo a beleza de seus protagonistas, reis, rainhas, dançantes.
Se nós, gaúchos, nos auto-declaramos orgulhosos de nossa cultura, somos "bairrista com orgulho", como pode uma de nossas mais antigas manifestações, ainda hoje viva, ser tão pouco conhecida?
Neste ponto, para ilustrar, lembro do trabalho de Luciana Prass ("Primeiras gravações em áudio realizadas em campo na década de 40 retornam aos maçambiqueiros de Osório, RS, Brasil").  No artigo, a pesquisadora mostra que na negociação entre o Estado do Rio Grande do Sul e o folclorista Luiz Heitor, que viria para cá fazer registros do nosso "folclore" na década de 40, houve um formal pedido por parte do nosso estado para que as pesquisas se voltassem ao que fosse genuinamente sul-riograndense, em detrimento da cultura negra, como mostra a carta citada no artigo:

"Temos porém de orientar mais os trabalhos para o que for genuinamente rio-grandense. Essa questão dos negros talvez não esteja neste caso. Segundo me declarou o Secretário da Educação o seu ideal é   defeza [sic] da cultura ‘luso-brasileira’. E por estar a pesquiza de folclore proposta dentro deste ideal que êle [sic] aceitou. Enfim, depois de iniciados os trabalhos poderemos ver o que mais convém"

Sorte nossa que os pesquisadores não seguiram a sugestão do estado e hoje temos gravações do batuque e do Maçambique daquela época. Mas esse é papo para outro post.

Em um estado que diz cultuar tanto suas tradições, essa é uma exposição de uma cultura atuante, porém sem o seu devido reconhecimento.
Para quem quiser conferir as fotos, saber mais sobre o projeto, acesse o site http://www.oqueruataocomprida.com.br/.  Depois de Porto Alegre, a exposição segue rumo a Osório:

Locais dos outdoors:

Porto Alegre: 30 de julho a 12 de agosto

Av. Perimetral, esq. Av José do Patrocínio
Av. Perimetral, esq. Rua Sarmento Leite
Av. Borges de Medeiros junto a Praça Itália (Zona Sul)
Av Cristiano Fischer, ao lado do Clube Farrapos
Av. Assis Brasil, prox. Trevo Free-Way
Rodovia Mal Osório (Free-Way) prox. descida BR 116 (Canoas)
Av. Severo Dullius, frente Aeroporto Internacional Salgado Filho
Av. Severo Dullius, frente Aeroporto Internacional Salgado Filho
Av. Siqueira Campos, esq. Gal. Bento Martins

Osório: 13 a 26 de agosto
Estrada do Mar km 01
RS 030, Osório Tramandaí - Freeway
Acesso RS 030, Freeway. Lado Maquine
Estrada do Mar Km 01, próx Posto Ipiranga
Acesso RS 030, Osório
RS 030, alça Estrada do Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário