quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Venha para o almoço de sábado!

Cambinda Estrela, Noite dos Tambores Silenciosos 2011, Recife Foto: Ismael Oliveira
Convite para almoço no Quilombo dos Silva, sábado, 03 de Dezembro de 2011.
 
 
O Maracatu Truvão é um grupo porto-alegrense que pesquisa e apresenta a dança e a música das Nações de Maracatu Pernambucanas. O aprendizado dessa cultura acontece através de inúmeros encontros com maracatuzeiros recifenses, tanto na capital de Pernambuco, como em Porto Alegre. Neste último caso, o Truvão extrapola o limite de ser somente um grupo de apresentações, construindo uma ponte entre as duas cidades, um diálogo entre culturas. Afinal, há muito mais no maracatu que apenas dança e música.
 
 
Com esse espírito, o Maracatu Truvão traz a Porto Alegre Ivaldo Marciano de França Lima e Adriano Santos, integrantes do Maracatu Nação Cambinda Estrela. Será realizado um almoço no Quilombo dos Silva, sábado, dia 03 de dezembro de 2011. A tarde será dedicada para a troca de experiências com roda de bate-papo, batuques. Entrada franca, traga sua carne (ou o que quiseres assar).
 
 
O Quilombo da Família Silva representa um marco na luta da titulação de terras quilombolas. É o primeiro Quilombo Urbano com titulação no Brasil. Localizado no bairro Três Figueiras, não foram poucas as pressões da especulação imobiliária para que a comunidade fosse retirada dali. Mesmo com a titulação, a luta contra a discriminação continua. Eles que gentilmente abriram as portas de suas casas para nos receber e contar um pouco das suas histórias.
 
 
Cambinda Estrela: Maracatu de Festa e de Luta.
 
 
Sim, maracatu é festa, mas também é luta. O Cambinda sempre deixa isso muito claro por onde quer que passe. Na sua sede está pintado: "Quilombo de Chão de Estrelas", levando o nome da comunidade localizada na zona norte de Recife à festa e à luta com seu batuque. Suas ações atingem inúmeras comunidades vizinhas. Do lema "Diga não ao Racismo" até "Eu vou passar no vestibular!", eles mostram estampados em suas camisetas que os objetivos deles estão além das fronteiras do Carnaval. Em parceria com algumas instituições de ensino, o Cambinda consegue manter inúmeros batuqueiros em escolas particulares parceiras dos projetos deles e também consegue inseri-los em universidades. É com eles que teremos a satisfação de conversar. Compareça!
Cambinda Estrela na Noite dos Tambores Silencios 2011, Recife    Foto: Ismael Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário