terça-feira, 5 de julho de 2011

Morre Mestre Borel

É com grande pesar que informamos a morte de Walter Calixto Borel, o mestre Borel. Seu corpo será enterrado no cemitério Jardim da Paz, neste terça-feira, 05/07. De uma vida uma mensagem de paz foi escrita. Quanto aprendizado ao ouví-lo falar, cantar, entoar, ao compartilhar uma conversa. Muito obrigado, Mestre Borel!
Abaixo, transcrevemos nota publicada no perfil de Baba Diba Iyemonja no facebook.
"Mestre Borel o mais velho e antigo Alabe que se tem notícias, memória e enciclopédia viva de nossa tradição, se despede num quadro muito triste de pobreza, quando faziamos uma campanha para reerguer sua casa que estava caindo. Um grande Babalorisa que deixa uma história muito digna de preservação e resistencia de nossas tradições religiosas. Falava Iorubá, e era um critico severeo à modernidade e aos rumos da religião de Matriz Africana nos ultimos tempos, defendendo sempre sua essencia. Deixa alem de saudades e respeito, deixa dois livros escritos e cds de canticos religiosos gravados, alem do documentario sobre sua história e trajetória lançado no ano passado ao qual tive a honra de ter co-dirigido. Em Setembro de 2010 No Dida Ara Primeiro Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saude tivemos a honra de mais uma vez homenagea-lo.Um evento em que sua presença foi marcante levando todos os presentes às lagrimas de emoção e exultação quando ele trocou falas em Ioruba com Pai Aderbal Ashogun. "

6 comentários:

  1. Mestre Borel foi pro céu, virou estrela, foi tocar seu tambor perto de nosso grande senhor oxalá. Axé Borel , teus ensinamentos ficarão para sempre entre todos nós. Quem viu, e ouviu, vai sempre lembrar e será muito prazeroso lembrar, deixo contigo esta Borel.
    Antonio Jorge Sobral

    ResponderExcluir
  2. "Mestre Borel e a acestralidade negra em Porto Alegre" é um livro ou um documentário?

    Grato,
    carlosferreirajf@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carlos!
    "A ancestralidade negra em Porto Alegre" é um documentário cujo trecho copiamos do youtube no outro post. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. walter mello ferreira(pingo)8 de julho de 2011 às 11:54

    agradeço pelo carinho afeto e tristeza que todas as pessoas demonsrtaram para o fato mas as colaboraçoes continuam para que possamos transformar sua residencia em um ponto de cultura e assim possamos ter oficinas e lazer para as crianças carentes para que o pai não tenha ido em vao afinal assim ele gostaria.obrigado Ass:filho do mestre borel (Pingo)a passagem dele é só o começo eu estou aqui para manter os ensinamentos do meu pai,amigo e herói mais vivo do que nunca obrigado pelo carinho

    ResponderExcluir
  5. Que este verdadeiro Griot, o Mestre Borel, esteja mais do que nunca vivo na nossa religião de matriz africana, e sua memória se perpetue dentre aqueles que o viram tocar e falar com tanta propriedade. Axé Mestre! siga teu caminho iluminado puxando as rezas aos pés de Olorum.

    ResponderExcluir
  6. Tive a oportunidade de conhece-lo, pois fui neto do grande Pedro de Iemanja a qual o Mestre sempre falava com muito entusiasmo...Fico triste, pois quem será nossa referência??? Sei que de onde ele está estará torcendo por nós!!!

    Axe!!!

    ResponderExcluir